domingo, 25 de setembro de 2011

Conan 2011: Bons Personagens



.....O novo filme "Conan o Bárbaro" tem uma grande vantagem sobre as produções anteriores: os personagens. Inicialmente, a maneira com que os produtores e o diretor idealizaram o Conan ainda jovem foi fantástica e surpreendente. Algo bem melhor que a idéia ridícula de colocar o cimério de bronze desenvolvendo a sua força empurrando um moinho por toda a vida e, repentinamente, sendo um grande mestre das arenas gladiadoras. Os velhos filmes do Conan são fantásticos e são parte da minha infância da minha maneira de ser quando criança, mas vendo hoje, isso de ficar forte como escravo empurrando uma roda é pífia.
.....O nascimento de Conan no campo de batalha é incrível e a personagem do Pai de Conan (Ron Perlman) ficaram bem melhor do que se poderia supor. Pobre do Perlman que agora certamente estará em muitos filmes empunhando espada, porque caiu muito bem.
.....A dupla maligna formada por Rose McGovan no papel de Marique e Stephen Lang como Khalar Zym é de não querer que eles sejam mortos para poderem aparecer na próxima edição que, espero, seja logo encaminhada.
.....Aliás, diga-se, nenhum personagem está tão interessante quando Zym. Lang conseguiu colocar ao mesmo tempo frieza, melancolia e maldade em um rosto frio e rústico que é quase a própria síntese da Era Hiboriana. Não podemos esquecer da caracterização dos Pictos e do ladrão Ela-Shan que representou algo mais que aquele ladino cômico dos 80, que ficou bacana, mas era pouco hiboriano.
.....Mas se o Conan ainda garoto ficou mais que perfeito, faltou algo para que Jason Momoa ficasse perfeito no papel de Conan. Primeiro, a referência de Schwarzenegger ainda é muito forte no imaginário das pessoas da minha idade. Segundo, latino demais para um cimério nórdico. Terceiro, ele ainda está próximo demais da personagem Khal Drogo. Finalmente, o cimério de penetrantes olhos azuis estava demasiado amorenado, pouco Howardiano, mas a personalidade ficou interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário