domingo, 25 de setembro de 2011

Conan 2011: O que querem os Conamaníacos???


.....Afinal, o que querem os Conamaníacos?
.....No imaginário do universp Conan existem basicamente três referências: a obra do Howard, os quadrinhos e os velhos filmes com o Schwarzenegger. Eu me arrisco a afirmar que os produtores do atual filme tentaram agradar aos fanáticos por essas três frentes de referência do nosso herói cimério.
.....Inicialmente o Conan do atual filme é mais bárbaro que o protagonizado por Arnie, aproximando-se mais das narrativas de Howard. O universo que envolve a obra recente é mais violenta e sangrenta, menos enfeitada de armaduras firulentas, helmos exageradamente espetados e placas protetoras sem fins práticos que não sejam para marcar algumas características dos anos 80.
.....Embora o cenário do filme de 1982 procurou ser fiel à obra de Howard, acredito que a nova produção conseguiu ser ainda mais fiel. Inclusive houve a referência à Torre do Elefante e à morte de Yara. Mas havia ainda alguns compromissos a serem cumpridos: com os quadrinhos e com as produções de John Milius (1982) e Richard Fleischer (1984).
.....Pois bem, dos quadrinhos é bem fácil encontrar elementos. Salvar uma bela mulher; a última cena ser a bela mulher salva no lombo do cavalo do bárbaro (que acabará apaixonada pelo bárbaro); o templo milenar sendo destruído após a passagem de Conan; a auto-confiança ciméria; o álcool com tavernas e mulheres semi-nuas; a matança; o sangue; e, entre tantas outras referências, a violência generalizada em cada personagem, mesmo os mais pacíficos.
.....Para o fã dos velhos filmes houveram analogias: a cena dos heróis nadando para achar uma passagem por debaixo da água; a entrada no QG do inimigo por calabouços; e, por fim, a própria história dos filmes que se confundem entre vingança pela morte da família, magalomania de inimigos feiticeiros que querem dominar o mundo e um romance forçado com uma moça com destinos parecidos rumo ao sacrifíco para dar poder aos antagonistas. Quase a mesma história.
.....Ainda assim, muito fã do cimério não estão gostando do filme, enquanto novos fãs estão surgindo. Afinal, o que eles desejam. Eu tinha apenas três expectativas: que o Conan não se apaixonasse, que houvesse muita violência sanguinária e que o bárbaro nem cogitasse ações para dominar o mundo. E foi o que aconteceu, as motivações do cimério de bronze foram todas pessoais, embora tenham se confundido com motivações maiores dentro da narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário