sábado, 24 de setembro de 2011

Conan me Deixou Velho


.....Me aconteceu uma coisa estranha essa semana. Chamei o meu irmão mais velho (Thiago) e um amigo do RPG (Xoiu) para vermos o novo filme do Conan o Bárbaro juntos e fui surpreendido. Ao sair da sala de cinema começamos a comentar a relação do filme com os quadrinhos e com os filmes anteriores e fiquei de queixo caído quando descobri que o meu amigo Xoiu jamais leu um quadrinho do Conan. Pior! Nunca tinha visto o velho filme com o Mister Universo Arnie. Lembrei que o caro amigo tem hoje apenas 26 anos e me senti velho.
.....Mesmo assim, a primeira pergunta que me veio na cabeça é como um jogador de RPG nem faz idéia do que significa o imaginário do universo hiboriano para a conversão de seres humanos mortais em rpgistas. Comentei que o primeiro personagem de AD&D do meu irmão, ali presente, foi um bárbaro chamado Conan, enquanto o meu pioneiro (não valia imitação) foi um mago chamado Mitra. Thiago respondeu com propriedade “muitos primeiros personagens de RPG devem ter se chamado Conan”. Com certeza!
.....Claro que filme não tem época, ainda mais com o acesso através das novas plataformas midiáticas. Mas enfim, ele não acompanhou o surgimento do Governador da Califórnia naquele filme histórico em que ele, como bárbaro, se projeta para, após tentar exterminar o futuro, virar Patrão Estadual. Muitas metáforas. Ah! Nem acompanhou as maravilhosas obras conanicas de Roy Thomas e John Buscema. Paciência, perdeu muita, muita, mas muita diversão.
.....Penso em quantos jogadores atuais são desligados da figura do cimério de bronze, certamente o responsável maior pela minha entrada na adolescência ao mundo do RPG, ainda que tenha lido o bárbaro na minha mais tenra infância. Aquelas idas à banca de revista de mãos dadas com a minha mãe no meio e meu irmão segurando a outra mão, ainda ressonam na minha cabeça, tamanha era a ânsia para ter logo as páginas em preto e branco desenhadas por Thomas, Buscema e Ernie Chan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário