domingo, 20 de novembro de 2011

Sobre o filme "O primeiro mentiroso"


Melhor do que aquela proposta ridícula do filme "O Mentiroso", com Jim Carrey, é a proposta do filme "O Primeiro Mentiroso", em que toda a sociedade fala a verdade e aparece um cara que mente pela primeira vez. Primeiramente o filme mostra algumas facetas do povo estadunidense, como o racismo, o autoritarismo e a sociedade focada na estérica.

Lógico que o cara mente a primeira vez por dinheiro e é por dinheiro, também, que ele continua mentindo. Tem um momento bacana em que ele começa a consertar as coisas apenas falando mentiras, demonstrando o quanto a palavra pode mudar alguma coisa ou ao menos do quanto a felicidade da nossa sociedade é pautada em mentiras, bem como as verdades são coisas que tornam a vida em comunidade chata.

Mensagem obscura, de certa forma. A história começa a ser reescrita a partir da mentira, palavra sequer inexistente no vocabulário da população, e ninguém teria recursos pessoais para contestar isso. Mark, o personagem principal que mente pela primeira vez, é um escritor de roteiro para filmes que, nesta realidade, não conta nada além da verdade. Assim ele muda a história colocando-o como centro histórico, ficando rico e famoso.

Logicamente que há uma lição de moral. A deste filme é que a mentira o torna poderoso mas ele não consegue, com isso, o amor da mulher que deseja, tampouco salvar a vida de sua mãe, embora a convença de que a morte é algo melhor do que a vida, fazendo-a partir feliz. Este é um ponto de virada do filme, pois as pessoas que o ouvem falar isso para a sua mãe espalham que ele sabe o que acontece após a morte, e surge o princípio de uma religião... na mentira.

Curti a idéia da igreja toda branca sem sinal de uma religião específica, mas esse é o cenário do final absoluto do filme, e, assim, prefiro que quem tenha interesse veja. Vale a pena.

Ficha Técnica
Título: O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying)
Direção: Ricky Gervais e Matthew Robinson
Roteiro: Ricky Gervais e Matthew Robinson
Elenco: Ricky Vervais, Jennifer Garner, Rob Lowe, Jonah Hill, Jeffrey Tambor
Produção: Warner Bro. Pictures, Radar Pictures
Distribuição: Universal Home Entertainment
País: EUA
Ano: 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário